quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A capa do disco do Tom Zé




Todos os Olhos do Mundo
O músico TomZé era amigo do meu sócio na época, Prof. Décio Pignatari.
Junto com Décio criamos a E=MC2 Comunicações, posteriormente DPignatari Comunicações. A Agência ficava em uma casa na Rua Caiubi 961, Perdizes, São Paulo.
Trabalhavam com a gente Marco Antonio Amaral Rezende, Marcos Pedro, Silvio Marques, entre outros.
TomZé queria tirar um sarro na Ditadura (já que tudo tinha que ser aprovado pela Censura Federal) e solicitou uma idéia nossa para a capa do seu próximo LP.
Quando ele nos falou o nome do disco, imediatamente me ocorreu a idéia final e que foi aprovada e executada. Fotografar uma bolinha de gude em um cú. Simples assim. Depois era só ampliar até começar a estourar os pontos e sumir os vestígios originais. Isso bem antes do photoshop...
Naquela noite, fomos até a avenida do Jockey Club e negociamos com uma das garotas de programa. Ela ficou ressabiada até a hora que recebeu a grana. Nunca entendeu nada. Nunca imaginou que seu cú fosse ficar famoso. Não lembro nem o nome da garota que cedeu o cú que ficaria para sempre registrado nessa foto. Lembro que tentamos outras posições. Mas prevaleceu a minha idéia original.
TomZé as gargalhadas contava que ia até as lojas de discos no centro da cidade só para ver a sua capa exposta. Sem que ninguém nunca houvesse desconfiado do que se tratava, até o final da ditadura quando resolveu (ele mesmo) divulgar a verdadeira história dessa capa que virou um ícone.
Capa essa, eleita pela Folha de São Paulo como a 2a. melhor capa de disco do Século XX.
O que muito me orgulha.
Existem variações dessa história. Mas, esta aqui é a única verdadeira.

Meu nome está lá, é só conferir...
A foto acima é de um dos negativos originais usados para a arte da capa.

Em tempo: Fui entrevistado pela Revista Carta Capital (logo depois da publicação da matéria com as inverdades), pela jornalista Phydia de Athayde, que ficou de publicar minha versão e até hoje estou esperando (sentado), inclusive eu cedi uns negativos originais das fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário